Diabetes – 3 ensinamentos para uma vida feliz

Quer aprender 3 lições incríveis sobre Diabetes Mellitus?

Quer saber como é possível ter Diabetes e ainda assim ser feliz?

Então você precisa ler este artigo.

Ser feliz mesmo tendo Diabetes?  É possível!

As pessoas diabéticas convivem com diversas restrições em suas vidas. Muitas vezes por estarem mal informadas sobre o assunto ou por desconhecerem as melhores formas de cuidados.

Para mudar este quadro 2 pontos  são essenciais : informar-se e cuidar-se bem.

Alerta!  Glicose em alta.

Para não extrapolar o nível glicêmico (nível de glicose presente no sangue), a maioria dos pacientes, acaba mudando radicalmente seu modo de vida.  Com isso a alimentação é bruscamente alterada deixando de ser prazerosa.  A atividade física também é reduzida dando lugar ao marasmo e a ociosidade que podem levar a outro problema agravante – a depressão.

Mas, quem disse que tem que ser assim?

Aqui vão 3 ensinamentos do bem viver com a Diabetes Mellitus:

Lição 1 – Não Caia no Conto das Dietas Radicais.

A obesidade é um fator agravante nos casos de Diabetes, pois o excesso de gordura interfere na ação eficiente da insulina, favorecendo a permanência da glicose na circulação sanguínea.  Existem formas saudáveis para perda de peso, baseadas em mudanças de hábitos alimentares.

As dietas radicais não são as mais indicadas, nem as mais eficientes, pois acabam desencadeando o efeito sanfona.

Este engorda e emagrece, emagrece e engorda do efeito sanfona é para o diabético um verdadeiro transtorno, já que provoca constantes oscilações nas taxas de glicose.

O ideal é que ocorra uma mudança de hábitos alimentares gradual, que com o passar do tempo se torne permanente.

Lição 2- Adote a Prática da Atividade Física

A atividade física traz inúmeros benefícios para os diabéticos. Sabe por quê?

Ao praticar exercícios físicos, os músculos passam a captar mais quantidade de glicose, e isso ocorre sem precisar da mediação da insulina.

A prática de atividades físicas é benéfica e eficiente para o diabético, pois, além de auxiliar na regulação do controle dos níveis de glicose, promove a perda de peso, melhora a auto-estima, conduzindo ao bem-estar.

Mas não se esqueça de um ponto fundamental – Antes de iniciar a atividade física é preciso avaliar junto a profissionais especializados, o potencial e as condições físicas do corpo.

Lição3 – Não Faça Automedicação Nem Tome Decisões Sem Orientação.

Esteja atento!  Não despreze o apoio de profissionais que poderão ajudar no controle desta doença que requer muitos cuidados. É importante que toda a atitude a ser tomada esteja pautada em orientação médica.

Aproveite toda orientação profissional que puder para ajudar na construção de novos hábitos e estilos de vida. Obtenha assim um poderoso aliado na luta contra o Diabetes Mellitus.

Como Prevenir o Diabetes

Como prevenir o diabetes

Em muitos casos, o diabetes é um distúrbio hereditário. Pessoas que têm parentes de primeiro grau com esta doença são mais propensas a desenvolvê-la do que pessoas sem disposição genética. As pessoas que têm um parente de primeiro grau com diabetes podem evitar desenvolver a doença, sendo testadas pelo seu médico. O médico pode fazer uma série de exames de sangue que determinarão se o paciente está ou não preparado para essa condição. Se uma pessoa tem uma condição pré-diabética, há muitas coisas que podem ser feitas para evitar a doença.

No entanto, diabetes tipo II tornou-se quase uma epidemia neste país. Muitos na comunidade médica acreditam que uma das razões pelas quais muitas pessoas adquirem essa condição potencialmente fatal é a obesidade. A epidemia de diabetes espelhou a epidemia de obesidade que atualmente ultrapassa os Estados Unidos e outros países. As pessoas consomem alimentos que são ricos em carboidratos e açúcares e pobres em nutrientes a uma taxa alarmante. Muitas vezes pensamos em diabéticos como pessoas com um dente doce que desejam açúcar. Este não é o caso. Mais frequentemente, uma pessoa que é obesa tem mais chances de ter diabetes do que uma pessoa que mantém seu peso.

Prevenção:

Uma maneira de prevenir o diabetes é gerenciar seu peso. Embora haja pouco que você possa fazer sobre ter uma disposição genética para a doença, existem maneiras de evitar que você se torne um dos milhões de americanos que desenvolvem diabetes a cada ano.

 

Ao procurar como prevenir o diabetes, a primeira coisa que uma pessoa pode fazer é observar seu peso. Estudos indicam que as pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver diabetes. Uma maneira de controlar o seu peso é ficar longe de alimentos carregados de gorduras saturadas e açúcares. Fique longe de fast food, que geralmente é rica em gorduras, carboidratos e açúcares. A maioria dos fast food oferece pouco em termos de nutrição, mas são ricos em gordura e carboidratos.

 

Outra maneira de prevenir o diabetes é se exercitar. Exercício regularmente melhora o controle de açúcar no sangue. Como os músculos ativos dissipam a glicose do sangue com mais rapidez do que os músculos não exercitados, o exercício regular pode fazer maravilhas ao impedir ou prevenir o diabetes. Além disso, o exercício regular também ajuda a manter o peso estável, outro fator na prevenção da obesidade.

 

Mais uma vez, o equívoco de que as pessoas contraem diabetes através do consumo excessivo de açúcares é impreciso. Não é só o açúcar que contribui para a doença. Embora seja bom eliminar o uso excessivo de açúcar em sua dieta, os carboidratos também contribuem para o surgimento do diabetes. Uma maneira de prevenir o diabetes é tomando consciência do índice glicêmico. O índice glicêmico foi desenvolvido em 1981 e avalia quais carboidratos são mais difíceis de eliminar a glicose do sangue.

 

Ao se perguntar como prevenir o diabetes, concentre sua atenção no seu peso, exercício e dieta. Em muitos casos, mudanças simples no estilo de vida podem impedir que alguém adquira essa doença potencialmente fatal.